quinta-feira, 26 de maio de 2011

FUSOS NO BRASIL

Devido à vastidão do território brasileiro, em nosso país existem quatro fusos horários. O primeiro deles abrange as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo (horário atrasado duas horas em relação a Greenwich). O segundo, e o mais importante do território, constitui a hora oficial do Brasil, que abrange todos os Estados litorâneos e também o Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e a porção leste do Pará, a partir do Rio Xingu (horário atrasado em três horas em relação a Greenwich)

O terceiro fuso horário brasileiro abrange os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a porção oeste do Pará, Roraima, Rondônia e a maior parte do Amazonas e está atrasado quatro horas em relação a Greenwich. O quarto e último fuso compreende a parte ocidental do Amazonas e o Acre, e está atrasado cinco horas em relação a Greenwich e duas horas em relação a Brasília.

Durante o horário de verão, é acrescida uma hora às regiões que o utiliza como forma de diminuir o consumo de energia de cada uma dessas regiões.


Legenda:
 - 3 horas
 - 4 horas
 - 2 horas

Interessa saber...

  • O Japão, que está no oriente, é a terra onde o sol nasce, daí, obviamente, ser chamada de Terra do Sol Nascente. Ao contrário disso, é sempre no ocidente que o sol “morre”.
  • O horário de verão é uma alteração do horário de determinada região, utilizado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O processo é adotado como o próprio nome diz durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol e é utilizado como forma de diminuir o consumo de energia de cada região onde é aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário