domingo, 25 de março de 2012

Revisão CNEC Felipe Tiago Gomes - Turma 2201


Tarefa avaliativa  - turma 2201 – Geografia Prof. André Velloso

1) A divisão regional do Brasil em três complexos geoeconômicos tem as características a seguir, EXCETO:

a) Explica melhor o processo de formação histórico-territorial.
b) Permite observar as relações do espaço cada vez mais integrado física e economicamente.
c) Despreza os limites estaduais, acompanhando os aspectos mais marcantes das áreas.
d) Possibilita determinar áreas deprimidas e é fundada no conceito de regiões naturais.
e) Expressa a divisão territorial do trabalho, vinculada à dinâmica da acumulação capitalista

2) Observe atentamente o mapa regional do Brasil e assinale a proposição CORRETA








(01) O número 5 assinala a região Sul, que apresenta numerosos descendentes europeus, que mantiveram a cobertura vegetal original e adotaram uma agricultura extensiva e itinerante, voltada para o exterior.
(02) O número 1 corresponde à maior das regiões e é onde as condições naturais permitiram o aparecimento de uma mata temperada homogênea, com devastações enormes, apontadas por satélites.
(04) O número 2 indica a região menos importante e mais pobre da época colonial e que, após a mineração nela ocorrida, se transforma e passa a atrair até hoje brasileiros de outras regiões.
(08) O número 4 diz respeito à região mais industrializada e urbanizada do Brasil, com destaque para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro que polarizam o país inteiro.
(16) O número 3 assinala o Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições adversas dadas pela semi-aridez e a vegetação de caatinga.

Soma (          )

3) (...) quem foi o responsável pela Guerra Fria? (...) é tentador juntarmo-nos aos mediadores históricos que atribuem ao medo mútuo de confronto que aumentou até os dois "campos armados começarem a mobilizar-se" (...) claro que isso é verdade, mas não toda a verdade (...) Mas não explica o tom apocalíptico da
Guerra Fria.
                Eric J. Hobsbawm

Dentre as origens da Guerra Fria podemos destacar:
a) a Doutrina Trumam, que incentivou os soviéticos a ampliarem seu domínio político nos países do Leste europeu.
b) a divisão do território alemão pelas potências vencedoras da II Guerra Mundial e as divergências quanto à sovietização do Oriente Médio.
c) a construção de um discurso inglês e norte-americano, que procurou mostrar os perigos do expansionismo soviético.
d) a assinatura do Pacto de Varsóvia, que proibiu a Iugoslávia de receber ajuda econômica e militar dos Estados Unidos.
e) a declaração unilateral da URSS da "Detente", que exprimia o desejo de buscar a coexistência pacífica entre os dois sistemas ideológicos.

4) Após a II Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental recuperou-se em curto espaço de tempo, transformando-se na mais importante potência econômica da Europa.

Assinale a alternativa que mais corretamente explica as causas do crescimento da economia alemã.
a) Abundância de recursos minerais, ajuda financeira dos Estados Unidos, criação do Mercado Comum Europeu, agricultura itinerante, grande fluxo migratório.
b) Existência de mão-de-obra qualificada, reforma agrária, infra-estrutura de transportes, criação do Mercado Comum Europeu, altas taxas de população rural.
c) Combustíveis fósseis, qualificação da mão-de-obra, densa rede de transportes, recursos do Plano Marshall, participação do Mercado Comum Europeu.
d) Densa rede hidroviária, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, qualificação da mão-de-obra, altas taxas de natalidade.
e) Carvão de excelente qualidade, petróleo em abundância, mão-de-obra qualificada, tradição industrial, altos índices de desmatamento.

            "O fim do bloqueio a Berlim em maio de 1949 não impediu que os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França mantivessem sua firme presença nos setores de ocupação ocidental da cidade. A partir daí, as fronteiras da Guerra Fria ficaram congeladas na Europa por mais de uma geração. (...) Relutantes em alterar o "status quo" europeu do pós-guerra (...) em função do alto custo das mudanças para ambos os lados (...) o campo de batalha da Guerra Fria foi deslocado para a Ásia e o Oriente Médio."
            (Adaptado de Robert O. Paxton, "Europe in the 20th Century", p. 557-8.)

4) Considerando o texto apresentado,

a) - cite 2 (dois) exemplos de conflitos asiáticos que exemplifiquem o deslocamento das maiores tensões da Guerra Fria para a Ásia e o Oriente Médio;

b) - explique de que forma ou a partir de que mecanismo foram mantidas, no continente europeu, as respectivas áreas de influência das duas principais potências durante a Guerra Fria.

R)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz."
                                                                                        (Plano Marshall - 5.VI.1947)

O Plano Marshall se constituiu
a) na principal meta da política externa norte-americana, que era pacificar o Extremo Oriente.
b) num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina.
c) num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa.
d) na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar.
e) num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário